Uma pequena e próspera cidade do interior da Argentina, Rafaela foi fundada em 1881 e habitada originalmente por suíços, alemães e italianos. É um núcleo urbano totalmente ligado às atividades de agricultura e de pecuária, afinal o pampa argentino é uma coleção de inúmeras fazendas! Estivemos lá por dois dias e fomos muito bem recebidos, com direito a churrasco e passeio pelo campo. Não é uma cidade turística, mas para nós foi importante visitar algumas pessoas por lá. A cidade possui um pequeno aeroporto, um importante circuito oval de automobilismo, e o pequeno clube Atlético Rafaela, que conseguiu chegar à primeira divisão do futebol argentino em 2003 e 2011, fazendo com que os grandes clubes tradicionais tenham que jogar no pequeno estádio local.
Plaza San Martins, muitas cidades pequenas tem em seu centro uma grande praça, que corresponde ao tamanho de quatro quarteirões, e a cidade cresce no entorno dela.
Muitos endereços e praças se referem à San Martin, o libertador da América espanhola, general que comandou os esforços de independência da Argentina, Chile e Peru.
Assim como no sul do Brasil, muitos dias são agradáveis, mas as vezes faz muito calor, e no inverno o frio é bastante rigoroso, e as casas tem calefação a gás.
Boulevard Santa Fé, uma das avenidas que cortam a cidade e concentra o comércio local
Bar 356 no Boulevard, centro de Rafaela
Calçada e janela, simples assim
Ruas com concreto em vez de asfalto, e esquinas sem sinais, e pouco movimento
Terminal rodoviário antigo, que será substituido por um totalmente novo em outro local, é um lugar de muitas lembranças, de partidas e chegadas. Discute-se na cidade a criação de um shopping nesse local.
Visita da tarde, no horário del mate
Além das casas normais do núcleo urbano, muitas cidades possuem bairros um pouco mais afastados com casas mais espaçosas, que eles chamam de 'quinta', e muitas vezes fazem o papel de casa de veraneio e lazer.
Área agrícola, importante força econômica do país
Planícies imensas e terra fértil no pampa argentino
Esse está aí no mesmo lugar há tempos. Quando eu tinha sete ou oito anos era fascinado pelo estilo gangster, e achava uma pena que não o restaurassem.
Casas sem muros e sem grades
Infinita Higway
Fomos de ônibus até Buenos Aires, para então tomar o avião com destino a San Carlos de Bariloche
Pampa argentino, em Santa Fé